O primeiro e principal dano causado
por falta de lubrificante é o desgaste
nos mancais radiais.
Uma vez
gastos, haverá um aumento das
folgas radiais que produzirá o
roçamento dos rotores nas carcaças
(tanto do compressor, quanto da
turbina).
Essa operação durante
longo tempo poderá, em certos
casos, ocasionar a ruptura do eixo.
Em condições normais, a
temperatura de operação do eixo e
mancais é de 100o
C a 125o
C.
Na ausência de lubrificante, não há
refrigeração do eixo, pelo contrário,
o atrito entre as peças faz com que
a temperatura atinja até 550o
C,
descolorindo o eixo e deixando no
mesmo depósitos de material dos
mancais.
Por outro lado o atrito excessivo
entre eixo e mancais, desgastará
principalmente a região interna dos
mancais radiais, chegando a
“fechar” os furos de lubrificação.
Outras peças como colar, prato,
espaçador, também sofrem avarias
causadas por ausência de
lubrificante.
Causas:
Nível de óleo do carter, fora de
especificação
Vazamento de óleo nas conexões
do turbo ou agregados
Obstrução nas tubulações / canais
de lubrificação da carcaça central
Excesso de óleo carbonizado na
galeria da carcaça central
Excesso de temperatura na saída
de gases
Óleo lubrificante inadequado
Conseqüências
Desgaste nos mancais radiais,
colo do eixo e mancal de encosto
Marcas de bronze e azulamento
nos colos dos eixos
Desbalanceamento (atrito dos
rotores nas carcaças)
Desgaste nos alojamentos dos
mancais radiais na carcaça central
Desgaste nas superfície de
vedação do prato do compressor e
colar
Ruptura e desgaste dos anéis de
pistão (eixo/colar)
Azulamento do colar
Sintomas:
Vazamento de óleo
Ruído
Perda de potência
Excesso de fumaça
Consumo excessivo de óleo
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