quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Lubrificante contaminado pode danificar tambem o diamentro interno dos mancais


Defeitos da Turbina
Lubrificante contaminado
Lubrificante contaminado pode danificar tambem o diamentro interno dos mancais

O turboalimentador recebe óleo filtrado do sistema de lubrificação do motor. Estando o lubrificante contaminado, os primeiros componentes avariados serão os mancais radiais. Havendo contaminação no óleo, este se alojará entre a carcaça central e o diâmetro externo dos mancais, riscando-os. Sendo o nível de contaminante elevado, estes riscos poderão ser notados também no colo do eixo onde os mancais se situam. Riscos nos mancais e eixo, causam aumento das folgas radiais, o que ocasionará roçamento dos rotores nas carcaças. O lubrificante contaminado, pode também obstruir as galerias que levam óleo aos mancais radiais, deixando o turbo trabalhar sem lubrificante. Como já foi visto anteriormente, a ausência de lubrificante traz sérios danos ao turboalimentador. Finalmente, o lubrificante contaminado pode obstruir os sistemas de vedação provocando grande vazamento de óleo, bem como deposição de óleo carbonizado no rotor da turbina e como conseqüência teremos desbalanceamento no conjunto eixo e rotor da turbina.

Causas
Filtro de óleo saturado
Lubrificante recuperado
Motor recondicionado com impurezas nas galerias
Óleo carbonizado por alta temperatura
Partículas provenientes do desgaste de outros componentes do motor
Resíduo de combustão incompleta Conseqüências
Riscos / desgaste nos mancais radiais
Riscos / polimento nos colos do eixo
Riscos / desgaste no mancal de encosto e colar
Desbalanceamento (atrito dos rotores nas carcaças)
Ruptura de componentes Sintomas
Vazamento de óleo
Ruídos
Perda de potência
Excesso de fumaça
Consumo excessivo de óleo

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