quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Análise de Falhas

Falta de Lubrificante 
O primeiro e principal dano causado por falta de lubrificante é o desgaste nos mancais radiais.
Uma vez gastos, haverá um aumento das folgas radiais que produzirá o roçamento dos rotores nas carcaças (tanto do compressor, quanto da turbina).
Essa operação durante longo tempo poderá, em certos casos, ocasionar a ruptura do eixo. Em condições normais, a temperatura de operação do eixo e mancais é de 100oC a 125oC.
Na ausência de lubrificante, não há refrigeração do eixo, pelo contrário, o atrito entre as peças faz com que a temperatura atinja até 550oC, descolorindo o eixo e deixando no mesmo depósitos de material dos mancais.
Por outro lado o atrito excessivo entre eixo e mancais, desgastará principalmente a região interna dos mancais radiais, chegando a “fechar” os furos de lubrificação.
Outras peças como colar, prato, espaçador, também sofrem avarias causadas por ausência de lubrificante.
Causas:
- Nível de óleo do carter, fora de especificação
- Vazamento de óleo nas conexões do turbo ou agregados - Obstrução nas tubulações / canais de lubrificação da carcaça central
- Excesso de óleo carbonizado na galeria da carcaça central
- Excesso de temperatura na saída de gases
- Óleo lubrificante inadequado Conseqüências
- Desgaste nos mancais radiais, colo do eixo e mancal de encosto
- Marcas de bronze e azulamento nos colos dos eixos
- Desbalanceamento (atrito dos rotores nas carcaças)
- Desgaste nos alojamentos dos mancais radiais na carcaça central
- Desgaste nas superfície de vedação do prato do compressor e colar
- Ruptura e desgaste dos anéis de pistão (eixo/colar)
- Azulamento do colar Sintomas:
- Vazamento de óleo - Ruído
- Perda de potência
- Excesso de fumaça
- Consumo excessivo de óleo

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