quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Checagem quanto a ruídos ou folgas excessivas

Checar o turbo quanto a ruídos ou folga excessiva.
Caso não sejam detectados danos no compressor e na turbina, girar o eixo e rotor da turbina normalmente.
O conjunto deverá girar livremente.
Verificar se os rotores (turbina e compressor) tocam as respectivas carcaças.
Havendo contato, a unidade provavelmente apresentará danos internos e deverá ser desmontada e analisada.
e- Sintomas aparentes Para se chegar à falha real do conjunto turboalimentador/motor deve-se proceder da seguinte forma em cada um dos casos:
Perda de potência e emissão de fumaça preta
1- Escutar o motor e o turbo. Som compassado alto (assobio) indica perda de pressão ou vazamento de ar. Som cíclico indica filtro de ar sujo, objeto solto na tubulação de admissão ou sujeira no rotor do compressor.
2- Checar o filtro de ar quanto à sujeira. Estando o filtro de ar obstruído, o motor não receberá a quantidade de ar necessária para produzir a queima completa do combustível.
3- Verificar acúmulo de sujeira no rotor do compressor. O rotor do compressor sujo terá um rendimento menor e conseqüentemente enviará menos ar ao motor.
4- Checar juntas soltas na tubulação de admissão.
5- Checar juntas soltas na tubulação de escape antes da turbina.
Gases queimados do motor que não passam pela turbina representam uma diminuição da rotação do turbo e menor quantidade de ar enviada ao motor.
6- Checar visualmente folgas axiais e radiais do turbo. Estando as folgas em excesso deve-se trocar a unidade. Não se encontrando nenhum desses sintomas deve-se consultar o manual do fabricante do motor.
Resumindo: falta de ar para o motor se traduzirá em perda de potência e emissão de fumaça preta.
Operação ruidosa
1- Verificar aperto nas conexões de admissão e escape.
2- Verificar roçamento dos rotores nas carcaças.
3- Verificar as folgas axiais do turbo
4- Verificar obstrução na entrada de óleo.
Estando a entrada de óleo obstruída, o turbo trabalhará sem lubrificante ocorrendo a falha na unidade. Não encontrando nenhum dos sintomas acima deve-se consultar o manual do fabricante do motor.
Emissão de fumaça branca ou azul Fumaça branca ou azul indica óleo lubrificante sendo queimado. Este vazamento de óleo pode ser devido a problemas com as vedações do turbo ou do motor, como também uso inadequado do turbo ou do motor.
Assim sendo deve-se proceder como segue:
1- Checar o filtro de ar quanto a restrição.
Restrição no filtro de ar pode causar vazamento de óleo para o compressor.
Esse óleo seguirá para o motor, reduzindo a eficiência da combustão.
2- Checar avarias nos rotores do compressor e da turbina.
Rotores avariados provocam desbalanceamento no eixo e estando o eixo desbalanceado, as vedações perdem sua função.
3- Verificar obstrução no retorno de óleo.
Retorno de óleo obstruído pode ocasionar acúmulo de óleo na carcaça central e conseqüentemente, vazamentos para o compressor e turbina.
Não encontrado nenhum destes problemas, deve-se recorrer ao manual do fabricante do motor.

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