Checar o turbo quanto a ruídos ou
folga excessiva.
Caso não sejam detectados danos
no compressor e na turbina, girar o
eixo e rotor da turbina normalmente.
O conjunto deverá girar livremente.
Verificar se os rotores (turbina e
compressor) tocam as respectivas
carcaças.
Havendo contato, a
unidade provavelmente apresentará
danos internos e deverá ser
desmontada e analisada.
e- Sintomas aparentes
Para se chegar à falha real do
conjunto turboalimentador/motor
deve-se proceder da seguinte
forma em cada um dos casos:
Perda de potência e emissão de
fumaça preta
1- Escutar o motor e o turbo.
Som compassado alto
(assobio) indica perda de
pressão ou vazamento de ar.
Som cíclico indica filtro de ar
sujo, objeto solto na tubulação
de admissão ou sujeira no rotor
do compressor.
2- Checar o filtro de ar quanto à
sujeira. Estando o filtro de ar
obstruído, o motor não receberá
a quantidade de ar necessária
para produzir a queima completa do
combustível.
3- Verificar acúmulo de sujeira no
rotor do compressor. O rotor do
compressor sujo terá um rendimento
menor e conseqüentemente enviará
menos ar ao motor.
4- Checar juntas soltas na tubulação
de admissão.
5- Checar juntas soltas na tubulação
de escape antes da turbina.
Gases
queimados do motor que não
passam pela turbina representam
uma diminuição da rotação do turbo
e menor quantidade de ar enviada ao
motor.
6- Checar visualmente folgas axiais e
radiais do turbo. Estando as folgas
em excesso deve-se trocar a
unidade.
Não se encontrando nenhum desses
sintomas deve-se consultar o manual
do fabricante do motor.
Resumindo: falta de ar para o motor
se traduzirá em perda de potência e
emissão de fumaça preta.
Operação ruidosa
1- Verificar aperto nas conexões de
admissão e escape.
2- Verificar roçamento dos rotores
nas carcaças.
3- Verificar as folgas axiais do turbo
4- Verificar obstrução na entrada de
óleo.
Estando a entrada de óleo
obstruída, o turbo trabalhará sem
lubrificante ocorrendo a falha na
unidade. Não encontrando nenhum
dos sintomas acima deve-se
consultar o manual do fabricante do
motor.
Emissão de fumaça branca ou azul
Fumaça branca ou azul indica óleo
lubrificante sendo queimado.
Este vazamento de óleo pode ser
devido a problemas com as
vedações do turbo ou do motor,
como também uso inadequado do
turbo ou do motor.
Assim sendo
deve-se proceder como segue:
1- Checar o filtro de ar quanto a
restrição.
Restrição no filtro de ar
pode causar vazamento de óleo
para o compressor.
Esse óleo
seguirá para o motor, reduzindo a
eficiência da combustão.
2- Checar avarias nos rotores do
compressor e da turbina.
Rotores
avariados provocam
desbalanceamento no eixo e
estando o eixo desbalanceado, as
vedações perdem sua função.
3- Verificar obstrução no retorno de
óleo.
Retorno de óleo obstruído pode
ocasionar acúmulo de óleo na
carcaça central e conseqüentemente,
vazamentos para o compressor e
turbina.
Não encontrado nenhum destes
problemas, deve-se recorrer ao
manual do fabricante do motor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário