Lubrificante Contaminado
O turboalimentador recebe óleo filtrado do sistema de lubrificação do motor.
Estando o lubrificante contaminado, os primeiros componentes avariados serão os mancais radiais. Havendo contaminação no óleo, este se alojará entre a carcaça central e o diâmetro externo dos mancais, riscando-os.
Sendo o nível de contaminante elevado, estes riscos poderão ser notados também no colo do eixo onde os mancais se situam.
Riscos nos mancais e eixo, causam aumento das folgas radiais, o que ocasionará roçamento dos rotores nas carcaças.
O lubrificante contaminado, pode também obstruir as galerias que levam óleo aos mancais radiais, deixando o turbo trabalhar sem lubrificante.
Como já foi visto anteriormente, a ausência de lubrificante traz sérios danos ao turboalimentador.
Finalmente, o lubrificante contaminado pode obstruir os sistemas de vedação provocando grande vazamento de óleo, bem como deposição de óleo carbonizado no rotor da turbina e como conseqüência teremos desbalanceamento no conjunto eixo e rotor da turbina.
Causas
- Filtro de óleo saturado
- Lubrificante recuperado
- Motor recondicionado com impurezas nas galerias
- Óleo carbonizado por alta temperatura
- Partículas provenientes do desgaste de outros componentes do motor
- Resíduo de combustão incompleta
Conseqüências
- Riscos / desgaste nos mancais radiais
- Riscos / polimento nos colos do eixo
- Riscos / desgaste no mancal de encosto e colar
- Desbalanceamento (atrito dos rotores nas carcaças)
- Ruptura de componentes
Sintomas
- Vazamento de óleo
- Ruídos
- Perda de potência
- Excesso de fumaça
- Consumo excessivo de óleo
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