quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Checagem do rotor do compressor e carcaça

Remover as conexões de entrada de ar no compressor, checar se há roçamento do rotor do compressor na carcaça, vazamento de óleo lubrificante ou danos por ingestão de objeto estranho.
Havendo sinais de roçamento do rotor do compressor na carcaça o turbo deverá ser desmontado e analisado.
Vazamento de óleo Presença de óleo no interior do compressor pode ser causada por longos períodos de operação do motor em marcha lenta, ou restrição no sistema de retorno de óleo.
Havendo depósitos de óleo em grande quantidade no compressor a unidade deverá ser desmontada e analisada.
Certifique-se de que a causa do vazamento foi corrigida antes de instalar uma nova unidade.
Presença de óleo no interior do compressor também pode ser causada por restrição no sistema de admissão de ar antes do turboalimentador.
Se o turbo não puder aspirar o ar livremente, a pressão de óleo poderá exceder a pressão de ar no compressor, ocasionando a passagem de óleo para o compressor.
Neste caso não há problemas com o turbo.
Certifique-se de que o problema de admissão de ar foi corrigido antes de instalar uma nova unidade. Finalmente vazamento de óleo para o compressor pode ser causado por uso freqüente do motor sem carga; por exemplo, descendo-se uma longa ladeira com o veículo engrenado.
Durante este tipo de operação o fluxo de ar para o motor pode ser elevado, porém a descarga de energia para a turbina é baixa e portanto a rotação do eixo também.
A vazão de ar através do compressor cria uma pequena depressão no interior da carcaça puxando óleo para o compressor.
Neste caso não há nada de errado com o motor e turboalimentador.
Danos por ingestão de objeto estranho Se o rotor do compressor está danificado por objeto estranho a unidade deverá ser desmontada e analisada.
Na maioria dos casos o objeto é proveniente do sistema de admissão de ar (filtros danificados). Checar conexões soltas.
Pedaços de rotor ou o próprio objeto estranho atingem o motor na maior parte das vezes, portanto, uma checagem no motor é recomendada antes da instalação de uma nova unidade.

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