quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Checagem do rotor da turbina e carcaça

Remover as conexões de escape do turboalimentador
- Checar o rotor e a carcaça da turbina quanto a roçamento e vazamento de óleo lubrificante
- Havendo sinais de roçamento do rotor da turbina na carcaça, o turbo deverá ser desmontado e analisado
Vazamento de óleo Havendo evidência de vazamento de óleo deve-se determinar a origem da falha:
• Caso o vazamento seja proveniente do motor, deve-se consultar o manual do fabricante e corrigir o problema.
Se os depósitos de óleo lubrificante no rotor da turbina forem excessivos o turbo deverá ser desmontado e analisado.
• Caso o óleo encontrado na turbina seja proveniente da carcaça central deve-se checar:
- procedimentos de uso do motor: caso o motor tenha funcionado por muito tempo em marcha lenta, a combinação entre baixa pressão de gases de escape e baixa rotação do eixo e rotor da turbina permitem um pequeno vazamento.
Neste caso não há nenhum problema mecânico com o turboalimentador.
- conexões de retorno de óleo obstruídas: caso o óleo lubrificante não escoe livremente para o cárter do motor ocorrerá vazamento de óleo para a carcaça da turbina.
Ocorrendo isto, teremos a carcaça com depósitos de óleo.
Corrija o problema de retorno de óleo que poderá ser:
1- Obstrução no retorno de óleo
2- Excesso de pressão no cárter
3- Mau posicionamento da carcaça central do turboalimentador
(inclinação máxima da linha de centro da furação com relação ao solo = 35o ).
Danos por ingestão de objeto estranho Nestas condições a unidade tem seus parâmetros de balanceamento alterados devido à ingestão de objeto estranho pelo rotor da turbina, ocorrendo também danos nas vedações e mancais radiais.
Na maioria dos casos o objeto estranho é proveniente do motor e o mesmo poderá estar danificado.

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