Remover as conexões de escape
do turboalimentador
- Checar o rotor e a carcaça da
turbina quanto a roçamento e
vazamento de óleo lubrificante
- Havendo sinais de roçamento do
rotor da turbina na carcaça, o
turbo deverá ser desmontado e
analisado
Vazamento de óleo
Havendo evidência de vazamento
de óleo deve-se determinar a
origem da falha:
• Caso o vazamento seja
proveniente do motor, deve-se
consultar o manual do fabricante e
corrigir o problema.
Se os depósitos de óleo lubrificante
no rotor da turbina forem excessivos
o turbo deverá ser desmontado e
analisado.
• Caso o óleo encontrado na turbina
seja proveniente da carcaça central
deve-se checar:
- procedimentos de uso do motor:
caso o motor tenha funcionado por
muito tempo em marcha lenta, a
combinação entre baixa pressão de
gases de escape e baixa rotação
do eixo e rotor da turbina permitem
um pequeno vazamento.
Neste
caso não há nenhum problema
mecânico com o turboalimentador.
- conexões de retorno de óleo
obstruídas: caso o óleo lubrificante
não escoe livremente para o cárter
do motor ocorrerá vazamento de
óleo para a carcaça da turbina.
Ocorrendo isto, teremos a carcaça
com depósitos de óleo.
Corrija o
problema de retorno de óleo que
poderá ser:
1- Obstrução no retorno de óleo
2- Excesso de pressão no cárter
3- Mau posicionamento da carcaça
central do turboalimentador
(inclinação máxima da linha de
centro da furação com relação ao
solo = 35o
).
Danos por ingestão de objeto
estranho
Nestas condições a unidade tem
seus parâmetros de balanceamento
alterados devido à ingestão de
objeto estranho pelo rotor da
turbina, ocorrendo também danos
nas vedações e mancais radiais.
Na maioria dos casos o objeto
estranho é proveniente do motor e
o mesmo poderá estar danificado.
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