quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO DE MAIOR DURABILIDADE DO TURBOALIMENTADOR

Para assegurar a máxima durabilidade e o bom rendimento do turboalimentador, fique atento a alguns cuidados que são imprescindíveis:
Acelerar o motor imediatamente após a partida danifica o turboalimentador, pois este adquire uma rotação elevada sem que o fluxo de óleo tenha alcançado o eixo.
Acelerar o motor, instantes antes de desligá-lo, também causa dano ao turboalimentador, porque a rotação do eixo eleva-se novamente, ao passo que a lubrificação cessa-se com o desligamento da bomba de óleo.
As duas condições descritas acima causam o aquecimento e o desgaste dos mancais e eixo e, a longo prazo, podem levar o turboalimentador à destruição.
 O retorno do óleo tem dupla função: a primeira é dar vazão suficiente, através da gravidade, a todo o volume de óleo que entrou sob pressão para a lubrificação.
A segunda é dar vazão à pressão que forma-se dentro da carcaça compressora e da turbina, e que penetra no interior da carcaça central pelos anéis do eixo e do colar.
 Portanto, é necessário que o retorno de óleo esteja totalmente livre, pois do contrário criará uma contrapressão dentro do turboalimentador, ocasionando vazamentos de óleo e carbonização destes. Não é permitido que o óleo retorne abaixo do nível de óleo do Cárter, que haja mangueira de retorno dobrada ou dilatada e que a pressão no Cárter seja superior a 100mm da coluna d’água (10g/cm²), com o motor a plena carga.

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